terça-feira, 2 de dezembro de 2008

FALSOS MORALISTAS

Quando eu estava de partida pro Rio, recebi um telefonema do Departamento de Cultura, na verdade da consultoria da Secretaria de Educação. O cara disse que queria falar comigo sobre o meu projeto da peça de teatro. Eu mandei pra lei de incentivo do estado o texto Apenas um Blues e uma parede pichada. Pedi pra Tati visitar o cara e saber do que se tratava. Hoje fiquei sabendo que eles não querem aprovar o meu projeto. Até aí tudo bem, perguntei a razão e fui surpreendido com uma bomba. Eles sugeriram que eu mudasse o meu texto pra se adequar à eles. O cara disse que não iria ficar bem falar de droga nas escolas. Agora me diz, só porque a personagem conta a sua experiência com drogas e detalhe, ela não usa mais, eu vou ter que mudar o meu texto? No cú deles. Não aprova porra nenhuma então. Moralistas de merda, isso sim é que eles são. Já vi que esse texto vai dar o que falar em 2009. E sem motivo. Tem tanto adolescente usando e experimentando drogas nas escolas, que uma discussão como essa eu acho muito rica. Vejam bem, o texto não motiva em nenhum momento ao jovem usar drogas. E fala de suicídio. E daí? A molecada tá se matando mesmo! E a comunidade roraimense não tá nem aí pra essa tragédia. O índice de suicídio entre jovens em Roraima é o mais alto do Brasil. E eu tenho matéria da Folha de Boa Vista pra provar isso. Bom, o que eu vou esperar de uma sociedade em que até a classe artística é extremamente conservadora, o que dirá dos caras que avaliam os projetos. O Conselho de Cultura não tem ninguém do teatro. Nada contra idosos, mas tem gente lá que já devia estar em casa, na sombra e na rede. Tá na hora de exigirmos uma cadeira no Conselho de Cultura, uma cadeira pra um representante do teatro. Tá na hora de abrir a mente desse povo. O que me deixa feliz e tranquilo é que esse texto mesmo sem a lei de incentivo do estado vai entrar em cartaz em 2009. A grana já existe, afinal esse mesmo projeto ganhou um prêmio da FUNARTE - Fundação Nacional de Artes e é até engraçado, o prêmio veio de fora do estado. Com certeza esses caras que avaliam projetos em Roraima estão completamente por fora do que acontece no resto do Brasil. Às vezes, Roraima parece até LOST. A diferença é que na série LOST não existe internet na praia.






Um comentário:

Anônimo disse...

tu viu o fonte brasil de hoje, a opinião formada? vai lá. se encaixa no que vc fala.

Edgar
www.edgarb.blogspot.com