terça-feira, 27 de janeiro de 2009

VAMOS SONHAR MINHA GENTE!


Hoje é dia de leitura. A Cia. do Lavrado começa definitivamente os ensaios de Lisístrata. Tô ansioso sim, muitas idéias surgiram no processo de adaptação do texto junto com a Grazi. Quero logo colocar em prática. Sei como as coisas funcionam, já tô nessa desde 1990 e sempre que inicio um processo de trabalho muitas outras coisas acontecem. Estamos com as datas atropeladas. Prazos para serem cumpridos. Isso tudo é bom pra caralho. O legal de fazer teatro é a possibilidade que tenho em me relacionar com várias pessoas bacanas. Pessoas cheias de idéias, sonhos e objetivos, que muitas vezes nunca serão alcançados. Mas e daí? Nem tudo que sonhamos ou desejamos conseguimos de fato realizar. Como disse, desde 1990 que sonho sem parar. Poucos da minha época conseguiram ganhar a vida com teatro. Muita gente equivocada. No Rio de Janeiro e em São Paulo o povo só pensa em televisão. Aqui em Roraima não rola isso, mas muitos aqui não conseguem se enxergar como artistas de teatro. Aqui tem muita gente que faz teatro que tá mais pra público, fã de carteirinha do que pra ator/atriz. Sei lá porque falo disso...também já fui assim. Eu não tinha coragem de dizer que fazia teatro quando me perguntavam na rua. Quando eu falava, a voz saía sempre insegura. Mas eu já tinha certeza do que queria, aliás, depois da escola de teatro é que eu tive a certeza de que tava realmente fudido. E me incomodava dizer que fazia teatro, mas não recebia um puto sequer. Não tinha outro jeito, ou eu corria atrás de fato ou então seria vendedor pro resto da minha vida. E como já escrevi neste blog, já fui cambista na porta do Maracanã, vendedor de sandwiche natural na Praia de Copacabana, vendedor de remédio, de jornal, de roupas, e outras atividades ilícitas, porra, só não vendi a mãe porque a coitada nunca deu esse mole. O certo é que buscar meu lugar ao sol todos os dias dá um puta de um trabalho. Não me arrependo de nada. Nem acho que já tô legal, não falo de questões materiais. Se hoje eu encaro qualquer um e qualquer parada sinistra, falo o que penso, não levo desaforo pra casa é porque tenho certeza do meu valor. Valor conquistado com muito trabalho. Tenho colegas que resolveram seguir outros caminhos, no teatro mesmo. Conheço muita gente que não perde tempo em articulações desonestas e com isso colocam muita grana suja no bolso. Não tem muito mais que isso pra apresentarem e então o que resta é ficar na espreita e na primeira oportunidade enfiam a faca mesmo. É foda, amigo, a Cia. do Lavrado é uma construção coletiva, com muitos esforços. Tenho muito orgulho em saber que fazemos a diferença em um estado como este. Fazemos a diferença sim, não somos melhores e nem piores, mas estamos lá. Assistimos ao vídeo do Grupo Galpão, acho que no domingo, só a primeira parte, pois não temos a segunda e logo em seguida abrimos pros comentários. E como existem semelhanças nos nossos processos de trabalho. Outro dia ouvi de alguém, é porque aqui é assim, eu sempre ouço de alguém, porque ninguém tem coragem de falar na minha cara, quer dizer, na nossa, sabem, da Cia. do Lavrado, o boato dizia que nós queremos ser ou achamos que somos o Grupo Galpão. Provavelmente quem disse isso não conhece nem um pouco a bela história do Galpão...Porra, mas é lógico que gostaríamos muito de vivenciar esta trajetória e lógico que quando pensamos em Cia. de Teatro, pensamos no Grupo Galpão sim. Qual é cara, acha que vou me inspirar em qual grupo de Boa Vista? Tá de sacanagem. Não somos parecidos com nada daqui. Digo de novo, não somos melhores, mas o fato de nos espelharmos, quer dizer, essa é uma opinião minha, no Grupo Galpão, de MG, significa que não estamos de bobeira e que desejamos o melhor pra gente. A idéia de saírmos do país acredito que deve ter vindo do DVD, sei lá, assistimos algumas vezes e isso acaba ficando no inconsciente coletivo, do nosso coletivo. Queremos sim ir pra África, Argentina, Venezuela, Europa...sei lá, pra puta que te pariu e chegar até lá e mandar bem pra caralho. Porque estamos ensaiando e discutindo teatro todos os dias pra isso. Esse é mais um desejo que pode até não se realizar, mas sonhar é bom demais. Não acham? E nesse espaço de tempo estamos nos preparando. Queremos mostrar o nosso melhor. A Turma do Tamanduá (Cia. do Lavrado) tá entrosada. O legal é que os integrantes da Cia. do Lavrado estão se capacitando por conta própria. Querem muito melhorar. Tenho um baita orgulho de fazer teatro com todos eles. São pessoas que trocam informações, que estão sempre prontas a ajudar qualquer um. Não temos segredos, saca? Fazemos teatro pra todo mundo. Não fazemos teatro só pra gente. Grupo Galpão...cara quer elogio maior do que este? Enquanto insistem em nos afastar, em colocar apelidos escrotos na gente, mais queremos nos aproximar. Louco isso não é? Vai entender... Somos assim. E olha que qualquer hora desta estaremos mandando um postal lá da Europa. Já vi tanta coisa maluca acontecer nesta vida, que não duvido de mais nada.











Nenhum comentário: