quinta-feira, 30 de julho de 2009

A ERA DA REPRESSÃO


Sou de um tempo em que ir ao cinema era programa pra alguns e hoje percebo que continua sendo. Me lembro da época em que caminhava durante dois bairros no Rio de Janeiro pra ir ao cinema com meus amigos. Tinha um colega, punk, que trabalhava na portaria do Cinema Olaria. Já imaginou a figura, moicano, com uma cara de revoltado recebendo os clientes. O doido sempre dava um jeito da turma entrar de graça. Isso até ele ser mandado embora, claro, o cinema não enchia muito e o cara devia tá dando um certo prejuízo. Naquela época, assim que se apagavam as luzes a gente berrava mais que criança na hora do parto. Era divertido. Ontem fui ao cinema com a Tati e não sei porque mas na hora que as luzes se apagaram eu me lembre de imediato daquela época. Faz uma cara que não vou ao cinema. Fiquei frustrado. Primeiro porque o cinema tava lotado de crianças e todas bem educadinhas. Treinadas pra estar em público, domesticadas por esta sociedade que nos reprime a todo momento. Ninguém berrou quando as luzes se apagaram! Quer dizer, eu berrrei. E o pior é que a criançada que tava próximo me encarou. Qual é molecada? Que história é essa? O que vocês tomaram? Realmente alguma coisa está errada. Tudo bem, a Tati ficou envergonhada e coisa e tal e eu também acabei me reprimindo e me calei. O filme que assitimos foi A Era do Gelo III. Muito tempo que não assistia a um filme mais direcionado ao público infantil e confesso que não gostei. Todo mundo tá careca de saber que os desenhos, em qualquer época, na sua maioria são por demais violentos. Mas são desenhos, e tá legitimado. Lembrei-me de um texto meu que foi censurado pelo estado em que o tema central da história é o suicídio entre jovens no estado de Roraima, pra quem não sabe é o maior índice do país. Isso mesmo, a moçada aqui tá se mandando sem deixar recado. Olha, nesse texto eu falo da relação da droga dentro da família, não faço apologia nenhuma, mas levanto o questionamento. Bom, a sociedade não legitima esse papo, mas na hora em que os personagens do filme se endoidam com uma fumaça tóxica, todo mundo acha engraçado. Porra, a leitura que fiz foi essa, de imediato. A turminha do filme entrou num barato muito louco com a tal da fumaça tóxica, que até as vozes deles mudaram. Cara, tava todo mundo drogado. E o cinema todo rindo. Isso pra não falar da agressividade de um personagem que simplesmente mata um planta carnívora para salvar seus amiguinhos. Meu, o cara detonou a planta e depois saiu com um puta de um discurso valorizando a posse de sua faca, ou seja mané, se você tem uma faca, tá tudo certo. A Auto-estima nas mãos. Não sei, realmente tudo está mudando muito depressa. Só pra completar, um personagem rouba os ovos de outro bicho e cara, aquilo é sequestro. A gente vê isso todos os dias nos noticiários. Não sei, até vir a lição de moral, muita coisa foi enaltecida. Sei lá, de repente tô exgerando. E pra encerrar a conversa, sacanagem assistir a um filme em um cinema em que o ar condicionado não funciona. Será que no dia da promoção eles não ligam o ar? Cara, eu até levei casaco, porra, em qualquer cinema que vou eu sempre sinto frio. Deve ser pra compensar os ingressos mais baratos. Mas isso também não é novidade... A Era do Gelo III marca a era da repressão. Foi isso que experimentei ontem com minha ida ao cinema.





Free counter and web stats


Nenhum comentário: