terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Deus ou deus?


Assisti uma entrevista da Dercy Gonçalves, de 1998. Minha avó era muito fã dela. Sempre que vejo a Dercy lembro de minha avó. Dizem que a Dercy era transgressora. Minha avó repetia muito isso, mas com outras palavras. Porra nenhuma. Peguei a entrevista na hora que ela falava sobre Deus. Ela disse que não acreditava em Deus. Passou por diversas religiões e um dia resolveu acreditar só no que ela pensava. Insistiu em afirmar que a maioria das pessoas em suas religiões nem sequer questionam sua crença. Precisam acreditar em algo. Tem preguiça de pensar. E esse negócio de pensamento é foda mesmo. Quem disse que a maioria tem razão? Toda unanimidade é burra, já dizia Nelson Rodrigues, que nem sei qual era a sua crença. O fato é que essa história de pensamento é forte. Nos dias de hoje, quanto menos se pensar melhor. É o que nos prova a grande audiência da TV aberta. E a Dercy, mesmo morta, ainda tá com a bola toda. Que Deus é esse que tentam enfiar na nossa goela? Quer dizer então que o Deus que eu acredito é na verdade um deus? De merda? Só porque não tenho religião? Tá de sacanagem. É só andarmos à margem pra neguinho vir nos detonar. Nem peguei a entrevista toda, mas me identifiquei com o que ela disse. E ao contrário dos outros, que ela tanto recriminou, eu pensei sim, e quer saber? Continuo com a minha crença. Tenho um colega de trabalho que recebeu uma denúncia de um bando de crentes. Com relação ao barulho, que não é realizado depois das 22h. no seu estabelecimento. Que é um estabelecimento que agrega jovens e que se estes jovens não estivessem ali, não sei, acho que não é a praia deles, mas bem que poderiam estar roubando e estuprando esta família de crentes. Esse papo de Deus deve ser a maior piada lá não sei onde. É, porque nem sabemos se realmente existe Deus. Acredito porque outros pensaram assim antes de mim. Aprendi assim. Gosto de pensar desse jeito. Continuo com o Deus, ou no deus que eu bem entender. Desde que ele seja bondoso e que eu possa elencar diversos adjetivos positivos ao seu bendito nome, tudo bem. Tô com a Dercy, que provavelmente já tem as suas respostas. É, a mulher já morreu. E se realmente existe ou não Deus, se realmente existe ou não inferno ou paraíso, só mesmo ela poderia nos responder. E a infinita lista dos que já se foram.












Nenhum comentário: