quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SOBRE O CONSELHO DE CULTURA

Ontem aconteceu mais uma reunião do Fórum de Cultura de Roraima. Os artistas e produtores culturais do estado resolveram se reunir e desde abril deste ano, todas as terças tem acontecido este encontro. A Cia. do Lavrado chegou faz pouco tempo, estávamos em processo de montagem de dois espetáculos e não dava pra faltar ensaios, mas agora estamos lá. Ainda não sei qual é a direção política deste Fórum, embora todos mantenham o discurso de melhores condições para os artistas, de igualdade e coisa e tal, mas a gente sabe que os interesses muitas vezes são outros. e eles ainda não estão claros pra mim. Eu ainda não entendi direito como a coisa está funcionando. Então, vou bem devagar. Outro dia, surgiu uma possibilidade do Fórum fazer uma indicação para o Conselho de Cultura, pois me parece que a pasta de Artes Cênicas está vaga. Muito bem, o segmento de Artes Cênicas do estado se reuniu. Foi importante, pois conseguimos concentrar 27 artistas dos segmentos de Circo, Dança e Teatro. Apenas isso já foi uma puta de uma conquista. Tiramos oito nomes para que o Fórum decidisse a lista tríplice entre esses. A lista tríplice deve ser encaminhada ao Governador, pois ainda é este senhor que faz a indicação para o Conselho de Cultura. Processo por demais obscuro. Na reunião com os artistas de Artes Cênicas eu me candidatei a vaga do Conselho. Entrei na lista por acreditar que o Fórum legitimando esta indicação estaria realmente propondo uma mudança neste processo de escolha. Ontem, uma das pautas da reunião era a lista tríplice. E eu retirei minha candidatura. Lógico, apesar de reconhecer a importância desta indicação pelo Fórum, não acredito que o mesmo esteja com esta discussão afiada entre seus membros. Não está maduro o suficiente para fazer esta indicação. Se não esgotamos a discussão desta pauta dentro do Fórum, como é que vamos cobrar mais tarde do conselheiro que lá colocamos? Fiz uma provocação no grupo virtual do Fórum e apenas dois integrantes se manifestaram, sendo um deles da Cia. do Lavrado. A provocação tinha o objetivo de alimentar esta discussão. Precisamos debater mais para fazermos um indicação para o Conselho de Cultura. Não dá pra simplesmente indicarmos uma lista tríplice se este assunto nem foi esgotado dentro do Fórum. De uma outra maneira, estamos repetindo os mesmos erros. Quem for indicado pra ser conselheiro, não tem a menor idéia do que o fórum pensa sobre isso. Lógico, tem a idéia macro, que todos dizem defender, que é a democratização da cultura, ou seja, cultura para todos. Mas o Fórum não se manifestou. O Fórum não respondeu aos questionamentos colocados no grupo virtual. Devo entender que este assunto ninguém tá afim de falar. Ninguém quer de fato colocar a sua opinião por ali. Com isso, retirei minha candidatura. Agora imagina só se eu fosse o escolhido, pois se me candidatei corro o risco de ser aceito, vou ser um conselheiro de cultura indicado por um movimento de artistas que não querem de fato discutir este assunto. Como diria o personagem Pathelin, - que roubada, meu filho!, personagem de uma farsa, só que esta era medieval. Vou continuar na ponta, que é o que sei fazer de melhor, ou pelo menos acredito que faço o meu melhor, que é dentro da Cia. do Lavrado. Continuarei a fomentar discussões. Continuarei a bater quando achar que devo bater, recuar na hora certa, questionar aqueles que tem o poder de mudar alguma coisa e sempre com o teatro em primeiro plano. O político não pode se sobressair do artístico. Preciso dois dois, em perfeita harmonia dentro de mim.







Free counter and web stats


Nenhum comentário: