sexta-feira, 1 de agosto de 2008

SÓ MESMO COM MUITO TRABALHO

Tava agora a pouco respondendo um e-mail e me lembrei da CAL, lá no Rio de Janeiro. Foi a escola que me formei, na verdade, um curso profissionalizante que te dava um registro profissional ao término de suas atividades. Um curso muito bom, com alunos do Brasil todo, aliás, um dos melhores cursos de teatro do Brasil.
Então, fiz essa introdução babada pra dizer que não adianta nada você estudar num lugar como a CAL, se não estiver afim de trabalhar de verdade. Foi lá que eu aprendi que essa história de talento é discurso de família, daqueles assim:
- Como esse moleque é talentoso, vai ser artista! Porra nenhuma, se o cara não trabalhar, não tem conversa. Conheci muitas pessoas talentosas. Talento de verdade mesmo, e que hoje, tenho certeza que muitos desistiram do teatro. Não é só isso. Aprendi que 98% é trabalho. Os míseros 2% de talento não são nada se o cara não fizer por onde.
Em Boa Vista, assim como em todo o Brasil, encontramos muitos jovens fazendo teatro. Alguns ainda nem sabem por que o fazem. Legal, estão no processo deles. Mas vejo uns mais interessados, que procuram material pra estudar, que se esforçam em participar de atividades coletivas, que se oferecem pra ajudar, que são pontuais em eventos coletivos, que mesmo com pouca experiência de vida e de teatro se metem em discussões na internet, que falam o que pensam, sei lá, esses eu consigo sentir a necessidade de fazer teatro. Mas minha opinião também não deve ser levada em conta, é minha opinião e não sou dono de verdade nenhuma. Aliás sempre pensei assim, mas as pessoas insistem em deturpar tudo que digo.
Mas bora lá, esses jovens atores podem até desistir em alguma etapa de suas vidas, mas vão tá sempre com o vírus bem vivo dentro deles.
Resolvi escrever sobre isso porque acredito no trabalho em teatro. Porque acredito que através do trabalho nós conseguimos ousar. É pelo trabalho e só com ele que eu mergulho num assunto que eu não domino, mas que tenho a certeza de que se eu der o pontapé inicial e insistir legal, o resultado virá. Mais cedo ou mais tarde. É ancorado no trabalho que eu sinto coragem de ser diferente. De tentar diferente. De me surpreender e surpreender aos outros no teatro.
A escola boa mesmo é essa. A experimentação na vida. E o trabalho...não tem jeito, se alguém conhece um outro, por favor, não me ensine!





Nenhum comentário: