quinta-feira, 2 de outubro de 2008

SE DERRUBAR, MANÉ, É PÊNALTY!

E pensar que tudo isso começou com uma tremenda brincadeira. Tava de passagem pela minha casa e esbarrei com minha irmã que acabara de ver um anúncio pra uma seleção de atores pra um grupo de teatro, lá no Rio. Sério, em 1990. Fui só de sacanagem. Não me lembro de algum dia ter dito que queria ser artista. O nome do grupo já de cara me dizia que alguma coisa tava errada, Grupo de Teatro Gang da Cidade. Isso mesmo eu tava entrando pra gang. Uma rapaziada muito louca, vindos de diversos bairros do Rio de Janeiro, a maioria morava no subúrbio, todos sem noção. Participei da seleção, que na verdade de seleção não teve porra nenhuma, todos que estavam lá entraram para o grupo. Éramos apenas três pretendentes naquela confusão.

As Aventuras do Capitão Perna-Bamba
foi o espetáculo que eu entrei já em temporada. Um texto infantil muito, mas muito maluco. As crianças se amarravam. E os adultos a achavam doida demais, mas curtiam também. Só pra você ter uma idéia, o ator que fazia o personagem principal e que dava título à peça tinha a perna-bamba de verdade. Entendeu o que eu queria dizer? Maluquice mesmo!

Depois veio a mais que bizarra Brasil, alisando cresce?, uma porrada de quadros recheados de um humor cara-de-pau pra caralho, político ao extremo e nós éramos apenas uns caras que faziam teatro. Só isso. E fazíamos muito bem. Não tinha essa de querer aparecer, o belo e o feio andavam misturados, sem conceitos excludentes, o que importava era o prazer que sentíamos em fazer teatro com os amigos. Acredite, era pura diversão.

Hoje não tá muito diferente. Faço teatro com amigos. São outros malucos criativos pra cacete e a gente tá aprontando um monte. Continuo me divertindo muito, do contrário já teria pendurado a chuteira. Temos muito trabalho pra fazer. A agenda tá lotada e nunca esteve tão lotada assim. Percebo nas veias o processo de crescimento da Cia. do Lavrado, no peito e na raça, às vezes sofrido, à revelia de alguns, mas vencedor. Como diz o Chorão, - tamo aí na atividade...

Então é isso, se derrubar, mané, é pênalty!








Nenhum comentário: