sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

SOBRE O BORTOLOTTO


Sei que passou a data, mas como cheguei ao Rio de Janeiro somente na quarta e na terça não consegui acesso em Boa Vista, de qualquer forma a mensagem está multiplicada. Espero que o Mário Bortolotto melhore o quanto antes. Não sou amigo do Mário, mas me identifico muito com a sua dramaturgia. Uma vez montamos um texto dele em Boa Vista (Homens, Santos e Desertores - 2008), e o cara autorizou a montagem para a Cia. do Lavrado. Ele foi muito bacana conosco, nos tratou com o maior respeito e carinho possível e nos motivou, inclusive, a fazermos uma nova temporada em 2009. Uma pena que não rolou. Teve uma vez que eu fui pra São Paulo participar de um encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua - RBTR, em 2008, e dei a maior cagada. O Mário estava em cartaz com o mesmo espetáculo que ele havia nos autorizado a fazer em Roraima. Eu nunca assisti a um espetáculo realizado com o próprio autor e que ao mesmo tempo eu o estivesse fazendo em outra cidade. Foi incrível! O Mário e o Gabriel (não lembro o sobrenome, acho que é Pinheiro) mandaram bem pra caralho. E não era a minha primeira vez com ele, já havia assistido a uma Mostra de Teatro do Grupo Cemitério de Automóveis, no Rio. Assim como muitos que assistem aos espetáculos dele, eu fiquei impactado com o que vi, principalmente porque eu estava fazendo o mesmo texto e vi uma infinidade de outras possibilidades e também leituras do mesmo. Bom, na saída eu ainda faturei uma carona com ele. Fui até a Praça Roosevelt, com ele e a Fernanda D'Umbra, que é amiga dele e muito gente boa. Bom, tá na cara que um carro com três outsiders, na certa a conversa não fluia muito, quer dizer, conversávamos por etapas. Depois nos silenciávamos. Depois falávamos. Tudo na maior tranquilidade. Bom, nem posso falar dele, pois não convivo com ele, mas com certeza o Mário me passou a impressão de ser um cara autêntico pra caralho, simples, na dele e sem muitas firulas e babaquices de famosos. Ainda tive outra cagada, nesse mesmo ano o Mário foi jurado do Prêmio Bolsa FUNARTE de Criação - Dramaturgia e eu coloquei um projeto lá. Fui aprovado. Um dos dois projetos aprovados na Região Norte foi o meu, Apenas um Blues e uma Parede Pichada, que tinha como ponto de partida na criação do texto o suicídio de jovens no estado de Roraima, que é o maior índice do país. Apenas um blues... quem conhece o cara sabe muito bem porque ele simpatizou-se com meu texto.

É isso, melhoras pro Mário e pro seu amigo, que também foi baleado. O texto abaixo, como disse, foi escrito por Christine Vianna, ex-mulher dele. Acho que não tem problema colocá-lo aqui, não acham? Então, torçam pela melhora de um dos maiores dramaturgos VIVO do nosso país.



POR CHRISTINE VIANNA


SOLIDARIEDADE E PAZ





Amigos da imprensa e amigos e frequentadores da Vila Cultural Cemitério de Automóveis.



Cheguei agora de São Paulo, deixando a Isabela com o pai que graças a Deus está num quadro quadro estável embora bastante preocupante. O que posso dizer é que os amigos de São Paulo se uniram numa manifestação linda no espaço Parlapatões e que eu apoio esta que o Losnak está organizando para hoje a noite. Peço também o apoio dos amigos, da imprensa e todos que acompanham nosso trabalho que divulguem pois enquanto permanecermos inertes frente à violência estaremos sendo coniventes com ela. Enquanto deixarmos essa podridão que tanto o Mário escancara em seus textos com o maior talento, nossos amigos, familiares, irmãos continuarão sofrendo algum tipo de atentado. E não digo somente a violência direta, mas também a violência politica de homens que nos roubam e continuam vivendo sem nenhuma punição e exatamente por esta falta de vergonha deste políticos que a pobreza é tão escancarada.

Bem, chega de discurso que na verdade é somente um dasabafo.

O Mário vai viver pois deseja muito a vida, mas sabemos que brindamos com a morte a todo momento.



SOBRE O ATO:

Nesta terça-feira (8), às 20 horas, será realizado na Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Rua João Pessoa, 103, em Londrina) um Ato Público Pela Recuperação de Mário Bortolotto e Contra a Violência. No ato serão lidos poemas e trechos de peças do dramaturgo londrinense. Atores, escritores e amigos do dramaturgo participam do evento, aberto a todos os interessados.





PARA INFORMAÇÕES SOBRE NOSSO AMIGO: www.cemiteriodeautomoveisvilacultural.zip.net




Free counter and web stats


Nenhum comentário: