sábado, 4 de abril de 2009

FREE

Esse meu hábito de escrever as vezes me surpreeende. Na década de 80, lá no Rio de Janeiro, eu andei com uma turma de pichadores, hoje são chamados de artistas do Xarpi. Na verdade eu não tinha uma marca. Saía com todo mundo, mas era mais na maluquice, sebe como é, enchiamos a cara e rabiscávamos os muros da Cidade Maravilhosa. Cada vez eu botava um nome diferente. Gostava mesmo é da adrenalina... Não tô aqui pra julgar esse ato, lógico que hoje eu detestaria encontrar o muro da minha casa pichado, mas era divertido pra caralho, mesmo levando tiro de seguranças de fábricas, correndo da joaninha da polícia, sim, era assim que era chamado o carro da lei. O fato é que muitos anos depois resolvi escrever uma crônica sobre aquela época. Lembrei-me de uma menina que pichava FREE, ela era muito famosa. A menina mandava mesmo em qualquer lugar. Na cidade toda não tinha um canto sem o xarpi dela. Bom, quando resolvi escrever sobre pichadores, não pude evitar de usar aquela época como fonte. O legal é que além da crônica, a FREE também entrou na minha última peça, Apenas um Blues e uma Perede Pichada, no qual dei o nome de uma das personagens de FREE. Outro dia eu recebo uma mensagem no meu blog de uma mulher que disse receber a minha crônica através de um amigo, que achou a história da personagem muito parecida com a dela. Engraçado é que eu nem conheci a FREE. Dei o nome e coloquei situações que na verdade eu mesmo vivi. A mulher se identificou e se comunicou comigo. Louco não é? Essa época que eu retrato é mais ou menos 1986/89, sei lá, algo assim. Ela se comunicou comigo novamente e deixou o telefone, mas como hoje eu moro no estado de Roraima, fica difícil ligar pra celular do Rio. Mas quer saber, essa situação é tão doida que é bem provável de eu ligar pra ela. Quero ouvir a voz da inspiração de minhas personagens. Engraçado, quando eu morava no Rio não tive a oportunidade de conhecê-la, e agora depois de mais de 20 anos, talvez a conheça. Esse barato de literatura cada vez me pega mais. É isso. Ei, FREE, me manda o teu e-mail, certo? Quero muito trocar uma idéia contigo.









Um comentário:

Roseme paiva disse...

Meu orkut é RÔ PAIVA lá voce vai ver varis nomes, incluive o meu FREE e de muitos outras daquela epoca, anos 80.