quinta-feira, 30 de abril de 2009

PROGRAMA DE RÁDIO

ADOLESCENTE - Olha o chicrete, olha a bala, é um real...olha o chicrete, olha a bala, é um real...ô moço, ajuda aí...
VOZ OFF - Sai da rua, menina! Lugar de criança é na escola!
(Ela encosta, abre uma bala e começa a falar com o público. Está chateada).

ADOLESCENTE - Eu nunca imaginei que isso fosse acontecê comigo...eu não queria tá aqui...mas o cara que mora com minha mãe, só deixa eu entrá em casa se eu levá dez real. Eu faço de tudo pra vendê isso mas quase sempre durmo na rua...(com medo)durmo...se aquilo é durmi...é um olho fechado e o outro aberto, até que o sono me pega e eu desisto de viver e durmo de verdade. Acordá no outro dia é a maió felicidade. Às vezes passa aquele carro grandão, cheio de criança bonita, limpinha, indo pra escola...imagino sempre que um dia ele vai pará e me pegá também...eu sinto a maió inveja. E tem muita gente que não aproveita o que tem e reclama da vida...parei de estudar na primeira série, não consigo lê direito, escrevo muito feio...(orgulhosa)mas sou boa na conta, nisso eu não dou mole! Também...todo dia na rua...Mas eu não perco a esperança de que um dia minha vida vai mudá, eu quero estudá pra ajudá minha família...quero ser cozinheira, lá em casa ninguém vai passá fome não, só vô fazê coisa gostosa...(passa a mão na barriga carinhosamente)ainda mais agora que eu vou ser mãe...o môço do Posto de Saúde disse que eu devia tê prevenido mas na hora o Pai dele, (triste)que morreu na rua, de facada, não quis usar a tal da camisinha e então eu nem liguei. Mas não vai ser fácil encará essa gravidez na situação em que eu tô... com quinze ano e grávida, ninguém qué dá trabalho...mas eu vô dando meu jeito...e se Deus quisé, um dia eu saio da rua. (Levanta e continua vendendo, sai de cena) Olha o chicrete, olha a bala, é um real...olha o chicrete, olha a bala, é um real...

APRESENTADOR - É...nessas horas eu fico pensando... será que todos nós estamos fazendo alguma coisa para modificar essa situação? Será que contribuir com essas crianças na rua é a solução ou deveríamos encontrar um jeito de tirá-las das ruas da nossa cidade? Deveríamos exigir dos nossos governantes educação, saúde, segurança, trabalho para essas famílias que, hoje, até exploram seus filhos para terem alguma coisa para comer. Precisamos nos unir mais com o objetivo de, juntos, encontrarmos uma saída para essa amarga realidade da vida.( Pausa). Agora um pouco de alegria na nossa noite, vamos dar continuidade ao nosso Show de Calouros. E a nossa Segunda candidata é uma pessoa muuuuito especial. Eu estou falando dela, a vencedora do último Show de Calouros e que me disse lá atrás, nos bastidores, que irá vencer novamente. Com vocês Sulamita, a nossa rainha das marmitas de Boa Vista!!!
SULAMITA – Oi, pessoal!! Tudo bem?
APRESENTADOR – Seja bem vinda, Sulamita. É um prazer recebê-la novamente no nosso Show de Calouros. Essa casa já é sua, e fique à vontade para mandar o seu recado.
SULAMITA – Antes de começar a música eu queria lembrar a todos que segundas, quartas e sextas é carne e terças e quintas...
APRESENTADOR – Ô Sulamita, você veio aqui para cantar ou vender seu peixe?
SULAMITA – (Rindo com exagero) Mas é isso que eu estava dizendo, tem peixe, terça e Quinta tem peixe...
APRESENTADOR – Tá bom... tá bom, Sulamita. E você vai cantar o quê?
SULAMITA – Você sabe que eu adoro Axé... eu preparei uma coreografia belíssima para me acompanhar. Vou cantar....(diz o nome da música).
APRESENTADOR - Som na caixa!!!
(Ela começa a cantar e aos poucos vai se enrolando com sua coreografia, a platéia vaia muito. Ela fica irritadíssima e reclama).
SULAMITA – Vocês vão ver o que eu vou colocar na marmita de vocês!!! Vocês me pagam!!! Eu sou a melhor!!! Só vou vender sopa, bem quente, sopa de pão, seus miseráveis!!!
APRESENTADOR – É pessoal, pelo visto vamos ter de aprender a cozinhar. Na próxima semana teremos mais candidatos no nosso Show de Calouros.
(Entra música da novela).
E para você que ficou grudado conosco, aumentando a nossa audiência, enchendo o nosso bolso de dinheiro...nesse momento, só para você, está entrando no ar mais um capítulo da nossa novela “Romeu e Julieta - Uma Tragédia Axé” . Será que Julieta conseguirá se casar com o seu amor, Romeu?
(Entra música).
Devido a triste notícia de seu pai, que ofereceu a sua mão para um outro pretendente, Julieta que acabou ficando muito doente, em um momento de delírio febril imaginou que seria possível se casar com Romeu, se assim, conseguisse a ajuda de seu mais velho confidente, um Padre da Comunidade, homem bastante inteligente. Que grande idéia ele teve para unir o casal, vejam vocês que o Padre ofereceu para Julieta um bebida bem quente que depois de tomada, Julieta cairia morta, completamente gelada mas apenas por algumas horas. Mas como estamos diante de uma tragédia...





Nenhum comentário: