terça-feira, 28 de setembro de 2010

SÃO COSME E DAMIÃO

Ontem foi o dia de São Cosme e Damião. Lembrei disso quando já estava deitado na cama. Nem senti o cheiro desse dia. Por um momento fiquei triste, quer dizer, melancólico. Lembrei-me de um tempo em que a chegada do mês de setembro causava o maior rebuliço no bairro em que eu morava no Rio de Janeiro. Bonsucesso era o nome dele. Cara, eu comia muito doce nessa época. No início do mês já começavam a distribuir cartões. Esses eram os melhores. Eu já sabia que no dia 27 iria comer demais... ficava maluco contando os dias. Na noite do dia 26, eu nem dormia direito. Meus pais não conseguiam me segurar. Saía pela manhã com os amigos e voltava bem depois. E sempre abarrotado de doce nas mãos, quer dizer, nas sacolas, nas bolsas...só pra ter uma ideia, tinha tanto doce naquela época, que eu passava duas semanas comendo. Eu, meus pais e minhas irmãs. Tinha o povo que passava de carro nas ruas e distribuía. Tinha as idosas do bairro que nos convidavam no dia mesmo, para irmos pras suas casas e ao chegarmos lá era uma mesa dos sonhos! A Fantástica Fábrica de Chocolates era pinto! As ruas do bairro ficavam lotadas de crianças, adultos, de gente afim de faturar mais um saquinho. O dia 27/09 é uma das melhores recordações que tenho da minha infância e pré-adolescência. Disputávamos pra ver quem conseguia mais doces. Hoje a coisa mudou. Falei com meus alunos, que são adolescentes, e eles nem se ligaram na parada. Não faz parte da vida deles. São Cosme e Damião perdeu a fama dos docinhos. Hoje, é apenas uma dupla de guardas vigiando as ruas da cidade. E isso não tem nada de adocicado, não é mesmo?



Free counter and web stats

Nenhum comentário: