domingo, 3 de janeiro de 2010

FÉRIAS


PRAIA DO FORTE - CABO FRIO/RJ



E chegou ao fim. Desde que me mudei pra Boa Vista eu nunca consegui ficar fora por mais de uma semana. Dessa vez eu realmente me senti em férias. Cheguei ao Rio de Janeiro no dia 09/12, dia do aniversário de meu pai. Ano passado eu esqueci a data de seu nascimento e dessa vez pra não bobear eu cheguei no dia exato. Não teve erro, até mesmo porque quando cheguei na casa dele encontrei uma deliciosa torta de chocolate. Fui embora dia 30/12. Na verdade, foi tempo demais.
Todas as vezes que estive no Rio foi pra fazer alguma capacitação. E com o tempo corrido, nunca dava pra fazer o que eu estava com vontade de fazer, como visitar amigos e viajar pela Região dos Lagos. Dessa vez rolou. Assim que cheguei encontrei alguns amigos que se formaram comigo na CAL. Foi ótimo revê-los. Estão todos bem. Percebi na conversa que o mercado de trabalho no Rio, pra quem trabalha com teatro, não tá nada fácil, aliás, nunca esteve. Meus amigos estão cortando um dobrado. Mas em Boa Vista a coisa também não é diferente.
Meus amigos da adolescência também estão bem. Passei quatro dias em Itaipuaçu na companhia de três amigos da antiga. Engraçado é que eu jamais poderia esperar aquela configuração, os três. Fique extremamente feliz. Foram quatro dias de churrasco, quer dizer três, o último dia eu fui embora, com muita cerveja, cachaça, e infinitas gargalhadas, bem na beira da piscina. Era pra eu passar apenas uma noite, mas os caras me alcoolizaram por todos os outros dias e quando me dei por conta já era quarta-feira. Iria pegar mal se eu resolvesse ficar mais um dia...
Voltamos pro Rio (eu e a Tati) e no dia seguinte pegamos a estrada pra Cabo Frio, na Região dos Lagos. Dessa vez levamos o pai da Tati conosco, que é um figuraço. Passamos um excelente Natal, pegamos praia e piscina todos os dias. Estivemos na Praia do Forte, Praia das Conchas e Praia do Peró, em Cabo Frio. No último dia visitamos a Prainha e a Praia Grande, em Arraial do Cabo. A primeira, água quentinha, lotada de peixes, água clara, nem dava vontade de sair. A outra, água gelada pra caraio. Era um mergulho e olhe lá. Lugares lindos. Eu passei minha infância e adolescência em Saquarema, que tem alguns kilômetros de distância. Cabo Frio eu só fui umas três vezes e com a Tati. Arraial do Cabo eu nunca cheguei perto, quer dizer, cheguei sim, Cabo Frio é do lado, uns 20 min. de carro. Foi uma viagem muito divertida.
Deixei um monte de gente de lado. Não consegui acertar meu horário com os dos meus amigos. Os familiares também ficaram pra depois. Minhas tias, meus primos, infelizmente não deu. Só deu tempo pra assistir dois espetáculos teatrais. O Fernando Pessoa, do Paulo César de Oliveira e o Auto de Natal do Grupo Tá Na Rua.
Consegui perceber nessas férias o fechamento de um monte de ciclos da minha vida. O encontro com um monte de gente, de diferentes épocas me fez amadurecer mais. Minha ida à vários lugares, o contato com antigos hábitos, tudo isso me leva de volta à Boa Vista com outros pensamentos, outros desejos, revigorado até o pescoço. É isso, tenho certeza de que minha presença no Rio foi muito mais importante do que apenas férias, sei que só as férias por si já é uma puta de uma relaxada, mas teve mais coisa. Eu sei disso. Eu precisava muito ter ido ao Rio nessas férias.







Free counter and web stats


Nenhum comentário: